Declínio de um homem

14x21cm, 152 pages

Português language

Published Dec. 31, 2015 by Estação Liberdade.

ISBN:
978-85-7448-244-6
Copied ISBN!
ASIN:
8574482447
5 stars (1 review)

A curta passagem pela vida do escritor japonês Osamu Dazai --- suicidou-se aos 38 anos de idade --- não o impediu de se transformar num autor bastante popular. Declínio de um homem, editado pela primeira vez no Brasil, vendeu mais de 10 milhões de exemplares desde sua publicação original, em 1948. A obra sintetiza em cenas e passagens notoriamente biográficas muitas das angústias que tanto alimentavam a personalidade autodestrutiva do autor, a saber: a dificuldade de entendimento com seus familiares, sua antissociabilidade niilista, seu patológico apego ao álcool --- vício do qual nunca conseguiu se livrar ---, sua autoestima inexistente, enfim, sua evidente sensação de deslocamento em relação ao mundo --- como se tivesse sido enviado à existência por mero descuido.

O livro é estruturado em três cadernos, nos quais o autor, por meio do personagem alter ego Yozo --- um jovem estudante provinciano que tenta sobreviver na capital Tóquio …

1 edition

"... eu havia afundado até o cerne de minha tristeza."

5 stars

Angustiante creio que seja o melhor adjetivo para definir essa leitura. A cada página você avança mais e mais nas ruínas humanas de seu protagonista narrador, que através de três cadernos nos conta sobre si e sua decadente biografia.

Yozo é um jovem japonês com sérios problemas de socialização e com um quadro depressivo agravado pelas próprias atitudes e circunstâncias da vida. Ele é um pouco misógino, mesquinho e egoísta também. Boa parte do incômodo na leitura vêm do reconhecimento em nós mesmos de partes nossas que não gostamos ou reprimimos ao passo que Yozo aqui não faz cerimônias ao dizer o que pensa e sente ou o que não sente. É um relato visceral de uma pessoa miserável com inúmeros gatilhos sobretudo em relação às tentativas de suicídio do mesmo.

Osamu Dazai, o autor, e cuja figura e biografia se misturam com as do próprio Yozo em inúmeras passagens, …